sábado, 25 de abril de 2009

Grávidas precisam de cuidados especiais durante massagem

Grávidas precisam de cuidados especiais durante massagem

Elas proporcionam milhares de benefícios para as mulheres durante a gestação, mas também podem atrapalhar este momento especial. Tenha cuidado!

Por Aline Sampaio

Muitos são os mitos quando se fala de massagem para mulheres grávidas. Inclusive existem médicos que não recomendam o procedimento durante a gestação.Segundo o massoterapeuta Renato Emerique, do Grupo Plástica e Beleza, em São Paulo, a massagem para gestantes tem seu lado bom e ruim, mas tudo vai depender de como ela será praticada.“Até um medicamento pode ter seus efeitos colaterais. A massagem pode ser muito eficaz para saúde da mulher grávida, mas o profissional que a aplicá-la tem que ter cuidados diferenciados ao massagear”, explica.Existe em nosso corpo certos pontos abortivos, e é por esse motivo que alguns médicos não recomendam as manobras durante a gestação.

Profissionais capacitados são alertados para trabalhar de forma diferente com as mulheres durante essa fase especial.“Os terapeutas precisam ter cuidado na aplicação das técnicas de massagens nas gestantes. Não podem trabalhar cegamente. É necessário fazer o procedimento de forma cautelosa, sentindo o corpo da pessoa. Não pode ser automático. Atenção deve ser redobrada. A mulher deve se sentir confortável nesse momento. Por esse motivo sempre é bom recorrer a um profissional de confiança”, comenta Emerique.Mas ainda há muita falta de informação por partes dos médicos, alerta Erick Schulz, vice-presidente da Associação Brasileira de Ayurveda. A grávida deve receber sim massagens durante este período e isso lhe traz muitos benefícios, inclusive na hora do parto. “Há única contra-indicação é se a gestação for de risco”, defende Schulz.

Benefícios da massagem
Com os devidos cuidados, a massagem é saudável para as mulheres durante essa fase.“Como benefícios estão a redução da tensão do corpo, o equilíbrio das emoções, tão inconstantes durante esse período. As manobras ainda ajudam na hora do parto”, explica Emerique.Alguns estudos comprovam também que as gestantes massageadas tiveram um parto normal mais tranquilo e relaxado, com maior dilatação, dispensando assim o uso do fórceps.O controle da ansiedade também ocorre, fazendo com que elas passem a se preocupar mais consigo mesmas.“Relaxando, ela sente-se melhor, esquece das preocupações, e começa a pensar em coisas positivas, deixando os medos de lado”, aconselha o massoterapeuta.

Fotos: Getty Images

Fonte: http://itodas.uol.com.br/Portal/mae/gravidez_e_parto/voce__gravida/materia.itd.aspx?cod=7102&canal=51

3 comentários:

Alessandra Efrem disse...

Oi, Erick, indiquei o seu blog para receber o título 'Olha que Blog Maneiro'. Passa no blog Filmes Indianos http://filmesindianos.blogspot.com/
para saber como receber o título. Abraços!

Unknown disse...

Que cuidados especiais uma mulher gravida precisa receber?
tenho q entregar esse trabalho hoj vc pod me ajudar...

Unknown disse...

Que cuidados especiais uma mulher gravida precisa receber??
tenho q entregar esse trabalho hoj vc pode me ajudar...

Related Posts with Thumbnails